Eco-Código
Memória descritiva do Cartaz Eco-Código do Colégio Militar
O trabalho foi iniciado explorando a técnica da aguarela em tons de vermelhos e azuis para retratar a água (azul) e todos os peixes e seres vivos aquáticos mortos devido à poluição e pesca abundante (vermelho). Esta parte do trabalho teve como intenção explorar movimentos mais livres como os recursos naturais. Observei que algumas manchas, devido ao tipo de aquarela utilizada, ficaram com um aspeto “molhado”, deixando a impressão de gotas de sangue. O peixe solitário desenhado de modo realista com cores semelhantes à aguarela, foi representado com lápis de cor no papel e está parcialmente sobre a “água”, pois pretendi alertar para a problemática da falta de água e para a seca, em várias regiões de Portugal e no mundo. A água é um recurso natural de valor inestimável, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência dos seres vivos, além de também fazer parte de inúmeras atividades dos seres humanos.
A falta de água é uma grande ameaça, uma vez que a mesma é uma fonte de vida. Estamos tão habituados à sua presença que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta, mas isso precisa mudar. A distribuição da água pelo planeta não é regular, em muitos lugares ela é insuficiente, dificultando assim o aproveitamento do homem e a sobrevivência de seres vivos.
De seguida, foram inseridas as frases que a nossa escola destacou para este ano e o título identificativo do cartaz. As frases não estão alinhadas porque se pretende que acompanhem os movimentos naturais (água, terra, do ar e fogo), que forneçam dinamismo à composição e desejo de mudança para um bem maior… a preservação do nosso planeta!
Realizado pela aluna Lara Gonçalves do 8.ºC
Sob a orientação das Professoras Ana Gomes e Alda Cesteiro
Coordenadoras Eco-Escolas Professoras Ana Gomes e Clara Bouceiro
Distinção aluna do CM
O desenho da aluna 671, Jéssica Francisco irá representar Portugal na 3ª Edição do Concurso para Jovens “A Água que Queremos” promovido pela Rede Global dos Museus da Água (WAMU-NET)
Conforme desígnio do CM, “a formação das consciências para a necessidade da preservação do ambiente e do Planeta” e no âmbito da ACC- Academia d’Artes, os oito alunos desenvolveram trabalhos e participaram no concurso para Jovens “The Water We Want” (A Água Que Queremos). Esta é uma iniciativa da Rede Global dos Museus da Água (WAMU-NET) e tem como objetivo explorar o nosso património hídrico herdado e multifacetado na perspetiva dos jovens e de acordo com o enquadramento da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os alunos 649, Jin; 508, Prates; 725, Carvalho; 578, Brás; 688, Barata; 727, Barata, 547, Vicente e 610, Gonçalves, mobilizaram competências, desenvolveram técnicas e criatividade, revelaram resiliência e os resultados dignificam a nossa escola e foram reconhecidos publicamente.
Apesar de todos estarem de parabéns, o trabalho da aluna 671, Jéssica Francisco foi selecionado e irá representar Portugal na fase internacional da 3ª Edição do Concurso para Jovens “A Água que Queremos”, promovido pela Rede Global dos Museus da Água (WAMU-NET).
O trabalho intitula-se “Life is in our hands – A vida está nas nossas mãos“ e tem como memória descritiva: “A Terra não pertence exclusivamente ao ser humano, mas sim a todos os seres vivos existentes nela.
Devemos valorizar mais a água. Sem ela não existiríamos, pois toda a vida depende da água, seja ela doce ou salgada.
Muitos animais dependem do ser humano para se manterem vivos, e o animal aqui representado é um axolote, um animal que vive nos rios há bastante tempo, um dos animais mais antigos da história.
Com esta espécie invulgar, quis representar as infinitas maravilhas aquáticas que se encontram na Terra. O fundo em aguarela ilustra as diversas possibilidades cromáticas e expressivas que a água nos possibilita.
A vida está nas nossas mãos!
Atividade Eco-Escolas/ Artes Visuais 3.º ano – Análise ao solo, descoberta e preservação de insetos no CM
Numa atividade dinamizada pela Liga para a Proteção da Natureza (Dr. Jorge Fernandes), no âmbito do Programa Eco-Escolas, os alunos do 3ºano, foram desafiados a conhecer o espaço onde brincam. Os alunos foram surpreendidos com a biodiversidade que encontraram a apenas 20 cm de profundidade (minhocas, bichos-de-conta, raízes,…). Deste modo, ficaram mais despertos para a proteção da natureza, em particular da biodiversidade. Todos os seres vivos têm um papel determinante no ambiente e na nossa vida!
Após esta entusiasmante descoberta, na disciplina de Artes Visuais, os nossos alunos foram desafiados a ir mais longe e a promover a preservação e o bem-estar dos… insetos, estes seres vivos muitas vezes injustamente detestados e mortos. Nas aulas de Artes Visuais, foram reutilizados e reciclados materiais e colocadas “mãos à obra” e os resultados foram surpreendentes: Hotéis de Insetos!
Sob o olhar atento dos nossos alunos, os amigos insetos no CM serão preservados e estimados.
2.º Conselho Eco-Escolas 2021-2022
No passado dia 2 de junho, pelas 14h, deu-se início ao 2.º Conselho Eco-Escolas deste ano letivo. Foi realizado um ponto da situação, foram apresentadas as atividades desenvolvidas, realizadas as respetivas avaliações e foram debatidas possíveis soluções e novas iniciativas. A avaliação das atividades desenvolvidas ao longo do ano foi considerada muito positiva, uma vez que a grande maioria das atividades inicialmente propostas já foram cumpridas com sucesso.
A adesão e a participação entusiasta de todos os representantes presentes (Direção do CM, APEEACM, professores, militares, funcionários e delegados do ambiente) contribuiu e continuará a contribuir para qualidade ambiental do CM.
Obrigada a todos os presentes e a todos os que têm preocupações ambientais e comportamentos conscientes!
Análise ao solo no CM
No passado dia 21 de abril, no período da tarde, os alunos do 3.º ano, participaram numa atividade dinamizada pela Liga para a Proteção da Natureza, no âmbito do Programa Eco-Escolas. Os alunos foram desafiados, pelo Dr. Jorge Fernandes, a conhecer o espaço onde brincam. Foi com grande entusiasmo que os alunos foram surpreendidos com a biodiversidade que encontraram a apenas 20 cm de profundidade (minhocas, bichos-de-conta, raízes,…) e realizaram a medicação do pH do solo. Deste modo, os alunos ficaram mais despertos para a proteção da natureza, em particular da biodiversidade. Todos os seres vivos têm um papel determinante no ambiente e na nossa vida!
Importância da água na Natureza
Os alunos do 6.ºE, 8.ºA e 8.ºC, participaram numa sessão online de sensibilização para a importância da água na natureza, no passado dia 19. A Dr. Ana Sofia Ribeiro, da Liga de Proteção da. Natureza, relembrou a importância da água no nosso dia-a-dia, para práticas mais conscientes e na mudança para comportamentos mais sustentáveis. A atividade teve um balanço muito positivo, tendo os alunos ficado mais conscientes que a água é um recurso finito que urge preservar.
Dia da Árvore
No dia 21 de março comemora-se “O Dia Mundial da Árvore” com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Aliando-se a estes desígnios, no passado dia 22 de março, o Colégio Militar celebrou o Dia da Árvore, promovendo a arborização de 15 cedros, que quando adultos irão realizar uma barreira sonora natural e absorver cerca de 90 kg de dióxido de carbono por ano.
Esta iniciativa contou com a participação e entusiasmo da Direção, do Corpo de Alunos, da Coordenação Pedagógica, da Coordenação do Programa Eco-Escolas, da equipa de jardinagem, dos alunos delegados do ambiente dos 2.º e 3.º ciclos e dos alunos dos 3.º e 4.º anos.
Todos em prol de um ambiente melhor!
Cerimónia Bandeira Eco Escolas 2020/2021
No seguimento da candidatura ao galardão Eco Escolas, no âmbito do Programa Eco Escolas, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no dia 12 de outubro de 2021, o Colégio Militar (CM) foi agraciado com a Bandeira Verde Eco Escolas.
A distinção resulta do reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa, ao longo do ano letivo transato, no sentido de tornar mais sustentável o dia-a-dia do CM e da comunidade colegial.
No dia 27 de outubro foi hasteada a Bandeira Verde. Esta bandeira pretende informar toda a comunidade colegial da importância que o CM atribui à educação ambiental para a sustentabilidade.
Parabéns à equipa de alunos, professores, militares, funcionários e pais que colaboraram na elaboração do Plano de Ação e da consecução do mesmo, dando o seu contributo em prol da educação para a cidadania ambiental simbolizado na Bandeira Verde.
Dia Mundial da Alimentação – Roda dos alimentos solidária
No dia 18 de outubro, no âmbito dos Projetos “Educação para a Saúde, Sexualidade e Afetos”, “Solidariedade” e “Eco-Escolas”, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação no Colégio Militar.
Unidos por um propósito comum – alertar para uma melhor e mais segura alimentação -, estiveram envolvidos todos os elementos da Comunidade Colegial, através da doação de diferentes géneros integrantes da Roda dos Alimentos.
O resultado foi a recolha de uma generosa quantidade de produtos para a obra social “Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide”.
Cerimónia “Galardão Eco-Escolas 2021”
Na passada terça-feira, dia 12 de outubro, o Colégio Militar (CM) participou na cerimónia “Galardão Eco-Escolas 2021”, que se realizou no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
O evento teve transmissão, em direto, on line no YouTube ABAE e contou com a presença do Sr. Ministro da Educação.
A aluna n.º 604, Leonor Dias, foi distinguida na categoria de ilustração “Onde está o EcoLápis”, com um prémio ex-aequo.
Reconhecendo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo transato, no sentido de tornar mais sustentável o dia-a-dia do CM e da comunidade colegial, a aluna n.º 604, Leonor Dias, voltou a subir ao palco, acompanhada da aluna n.º 37, Matilde Carvalho, para receberem o Galardão Eco-Escolas.