1.º Conselho Eco-Escolas 2023/2024 

No dia 28 de novembro, decorreu no Auditório do Colégio Militar o 1.º Conselho Eco-Escolas. O evento reuniu a Direção, docentes, alunos, membros da comunidade escolar e contou ainda com a valiosa presença da Junta de Freguesia de Carnide e da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Colégio Militar (APEEACM).  

A sessão teve início com a apresentação oficial do Eco-Conselho, onde foram delineados os objetivos e a missão do mesmo. Foram abordadas diversas temáticas relacionadas com a consciencialização ambiental e o desenvolvimento de ações concretas para tornar a instituição mais sustentável.  

O Colégio Militar, através deste Eco-Conselho, reafirmou o compromisso não só com práticas sustentáveis, mas também com a inclusão e colaboração da comunidade local. A participação ativa dos alunos, da Junta de Freguesia e da APEEACM destaca a importância do envolvimento coletivo para enfrentar desafios ambientais, fortalecendo os laços entre a instituição educativa, os pais e a comunidade. Este evento marca o início de uma colaboração contínua para promover uma educação ambiental eficaz e práticas sustentáveis no seio da comunidade escolar.

 

Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde Eco- Escolas 

No dia 16 de novembro de 2023, realizou-se a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco- Escolas 2023. Esta distinção é o resultado do comprometimento contínuo da instituição com a implementação da metodologia Eco- Escolas, que promove uma abordagem ativa e uma gestão ambiental eficaz, assim como a educação para a sustentabilidade. 

A Bandeira Verde Eco- Escolas é um reconhecimento prestigioso, simbolizando o esforço coletivo para atingir metas ambientais e incorporar a educação para a sustentabilidade no currículo, capacitando os alunos a compreenderem e agirem em prol do meio ambiente e da comunidade.

 

Visita de Estudo ao EVOA

No dia 5 de março, todos os alunos do 8.º ano e duas alunas da ACC – Clube Eco-Escolas, visitaram o Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA). Os alunos tiveram a oportunidade de observar um ecossistema distinguindo as relações biónicas e abióticas e participar em diversas atividades complementares à observação de aves. 

Testemunharam que o EVOA é um local que tem um papel fundamental na conservação da avifauna do Estuário do rio Tejo e da Lezíria de Vila Franca de Xira.

 

Junta de Freguesia de Carnide e o Colégio Militar unem-se para fortalecer a Horta Biológica Escolar

A Junta de Freguesia de Carnide generosamente contribuiu com valiosos materiais agrícolas, incluindo enxadas, sachos, sementes, ancinhos e regadores, que serão essenciais para o desenvolvimento da horta biológica do CM. Esta iniciativa não apenas enriquece a experiência educativa dos alunos da ACC – Clube Eco-Escolas, mas também promove práticas sustentáveis e a consciência ambiental.
Agradecemos sinceramente à D. Ludovina, cuja colaboração e grande ajuda têm sido fundamentais para o sucesso desta ação. A sua dedicação são verdadeiramente apreciados, e reconhecemos o impacto positivo que sua participação tem tido na realização deste projeto.
A colaboração com a Junta de Freguesia de Carnide é um exemplo inspirador de como a união com a comunidade local pode originar ambientes educativos mais ricos e conscientes.
A todos os envolvidos por tornarem possível este projeto valioso, o nosso muito obrigado!
Temos espaço para mais agricultores voluntários! Fica o desafio!

 

2.º Eco-Escolas

Decorreu no passado dia 21 de março, o segundo Conselho Eco-Escolas, no Auditório do Colégio Militar. Estiveram presentes representantes da Direção, da Junta de Freguesia de Carnide, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, dos professores, dos militares, dos funcionários civis, assim como os alunos Delegados do Ambientes e os alunos do Clube Eco-Escolas.
A reunião do Conselho Eco-Escolas iniciou-se com a apresentação dos resultados da Auditoria Ambiental, a partir dos quais foram estabelecidos os objetivos e atividades a desenvolver nos diversos temas. Foram apresentadas as atividades já realizadas e a realizar, registadas no Plano de Ação. Os presentes foram sensibilizados para participarem no inquérito enviado à família colegial, com o objetivo de avaliar a importância da implementação do Programa Eco-Escolas no CM.
A participação dos Delegados do Ambiente permitiu enriquecer o nosso Plano de Ação, que contribuirá para uma efetiva Educação Ambiental de todos e para um mundo mais sustentável.
Agradecemos a presença de todos os participantes.

 

Dia Mundial da Árvore

No dia 21 de março, o Colégio Militar comemorou o Dia da Árvore. O aluno Comandante de Batalhão, os alunos do 4.ºB e do Clube Eco-Escolas liderados pelo Exmo. Sr. Diretor realizaram o plantio de árvores junto ao muro da movimentada Segunda Circular.
Evidenciando os desafios ambientais enfrentados globalmente, a importância de preservar e expandir as áreas verdes tornou-se uma prioridade crescente. Conscientes deste facto, o Programa Eco-Escolas do Colégio Militar organizou este evento, visando não apenas celebrar o Dia da Árvore, mas também incentivar práticas sustentáveis e educar os alunos sobre a importância da preservação ambiental.
Com esta iniciativa, os alunos, os professores e o Exmo. Sr. Diretor do Colégio Militar não plantaram apenas árvores, mas também plantaram as sementes de mudança e esperança para um futuro mais verde e sustentável. Que este evento sirva como um poderoso lembrete de que, juntos, podemos fazer a diferença!

 

 

Primeira Colheita da Horta Biológica do Clube Eco-Escolas

Na última semana de março, os membros do Clube Eco-Escolas reuniram-se para celebrar um momento significativo: a primeira colheita da Horta Biológica do CM. Este marco não só representa um passo em direção à sustentabilidade ambiental, mas também destaca o compromisso dos alunos, professores, funcionários e Junta de Freguesia de Carnide para com a promoção de práticas agrícolas saudáveis e conscientes.
O Clube Eco-Escolas tem trabalhado no sentido de promover a consciência ambiental, assim como, ações práticas dentro da comunidade escolar. A criação da Horta Biológica é um dos muitos projetos que têm sido dinamizados, e que hoje afirma-se como uma conquista notável.
Nesta primeira colheita, destacamos as alfaces crocantes e a hortelã fresca e perfumada. Os legumes e as ervas aromáticas foram distribuídos pelos alunos membros do Clube e as restantes foram disponibilizadas aos membros da comunidade escolar, na Sala de Oficiais e Professores.
Este foi mais um testemunho tangível do potencial da agricultura sustentável no fornecimento de alimentos saudáveis e nutritivos. Além de fornecer alimentos frescos, a Horta Biológica também serviu como uma sala de aula viva, proporcionando oportunidades valiosas de aprendizagem sobre agricultura sustentável, ciclo de vida das plantas e nutrição. Os alunos envolvidos no projeto estão muito empenhados e entusiasmados com a oportunidade de aprender novas competências e ansiosos com a próxima temporada de cultivo.
Expressamos a nossa gratidão pela contribuição de todos os participantes e encorajamos outros a juntarem-se a nós.

 

Dia Eco-Escolas

No dia 4 de maio, em paralelo com o VI Open Day, foi celebrado o Dia Eco-Escolas do Colégio Militar.
Durante este dia aberto à comunidade, foram várias as atividades dinamizadas (jogo dos resíduos, cultivo e oferta de suculentas, exposição de produtos da horta biológica do CM, exposição de trabalhos realizados em croché “Outro olhar sobre a Biodiversidade”, ciclo de vida do bicho-da-seda e respetiva oferta, exposição de trabalhos desenvolvidos no Clube Eco-Escolas, entre outras).
A nossa parceira, a Câmara Municipal de Lisboa, também nos honrou com a sua presença e dinamizou várias atividades.

 

Visita de Estudo ao EVOA

No passado dia 17 de maio, as turmas do terceiro ano do Colégio Militar realizaram uma visita de estudo ao Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA), localizado na Reserva Natural do Estuário do Tejo, na Lezíria de Vila Franca.

Inserida na disciplina de Estudo do Meio, assim como no currículo do 1.º Ciclo, a visita revelou-se num momento de aprendizagem essencial para os alunos sistematizarem conhecimentos relativos ao domínio da Natureza.

Com as diversas atividades transversais do projeto EVOA, os alunos perceberam a importância da preservação do ecossistema envolvente, aprenderam a identificar certas aves e, dentro de outras coisas, deram conta da importância do Projeto EVOA para a conservação da biodiversidade do estuário do Tejo. Estas atividades culminaram no momento mais aguardado pelo grupo: a observação de algumas aves que habitam na Lezíria de Vila Franca de Xira.

O balanço desta atividade é positivo, sendo que, vários alunos demonstraram interesse em voltar a esta Reserva Natural com os seus Encarregados de Educação.

 

3.º Conselho Eco-Escolas do CM

Decorreu no passado dia 22 de maio, o 3.º Conselho Eco-Escolas, no Auditório do Colégio Militar. Estiveram presentes representantes da Direção, da Junta de Freguesia de Carnide, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, dos professores, dos militares, dos funcionários civis, os alunos Delegados do Ambientes, os alunos do Clube Eco-Escolas e a delegação romena do projeto Erasmus+, que se encontra em intercâmbio com o CM, sob o tema da sustentabilidade.
No Conselho Eco-Escolas foram analisadas as atividades desenvolvidas, foi realizada a avaliação do plano de ação, foram aprovados o Eco-Código e o Eco-Póster e foram já propostas mais atividades para o início do próximo ano letivo. Também foi anunciada a turma vencedora do concurso de recolha de tampinhas (2.ºB) e distribuídos os respetivos prémios.
Agradecemos a presença de todos os participantes e de todos os que contribuíram para o Programa ao longo deste ano.